Loading ...

A importância da língua inglesa para o profissional de Secretariado Executivo.

Atualmente, os conhecimentos em língua inglesa já deixaram de ser um diferencial na profissão.

Mesmo assim, observo o relato das minhas colegas de profissão que questionam: “Solicitaram o inglês fluente e hoje não uso para nada.”; “Preciso de inglês fluente para atender telefones e escrever e-mails”; “No processo seletivo foram feitos testes do TOEFL”.

E com isso vem a pergunta, é preciso ter inglês fluente para ser uma Secretária Executiva?

Bom, SIM!

Com um mundo cada vez mais multicultural e integrado, a necessidade de construir parcerias e criar novos negócios com setores que até então eram inexplorados vem crescendo grandemente. E o inglês é a ferramenta que pode fazer com que essa comunicação seja mais eficiente. Não sendo necessário por exemplo, que você fale francês para fazer negócios com um francófono ou fale mandarim para negociar com um chinês. Se você fala inglês, você pode se comunicar com o restante do mundo. Indiferente do seu país de origem, o idioma que é falado nas mesas de negócio internacional é o inglês.

O inglês é o idioma nativo de quase quatrocentos e em 55 países é considerado o idioma oficial. Ele ainda é o segundo idioma mais falado no mundo, sendo considerado a língua oficial dos negócios; da música; do cinema; do turismo; dos documentos oficiais e do mundo acadêmico.

Aprender um novo idioma exige tempo e dedicação não há caminho fácil, são necessárias horas e horas de estudo e dedicação. Mas, nunca houve um momento tão oportuno para desenvolver essa habilidade e com isso um novo leque de oportunidades se abre. Seguem algumas das razões para aprender um novo idioma:

Ter uma segunda língua aumenta sua empregabilidade.

Ser bilíngue torna-se um dos traços mais fortes que um funcionário pode ter. A automação nos processos de trabalho e a recessão econômica fez que as posições de trabalho fossem repensadas, fazendo com o profissional de secretariado adquirisse mais e mais responsabilidades. Dentre essas responsabilidades, está a necessidade se de comunicar com outras áreas na empresa, e em um cenário de empresas globalizadas, esta necessidade de comunicação cruza fronteiras.

No que se refere a necessidade do profissional de Secretariado Executivo um estudo realizado pela Regina Rezende, a idealizadora do projeto English for Secretaries, destaca: “Infelizmente, de acordo com pesquisas recentes, os profissionais brasileiros têm um dos piores níveis de inglês do mundo entre países que não tem o inglês como primeiro idioma. No caso do Secretariado Executivo, de acordo com uma pesquisa conduzida, por mim, com 100 profissionais brasileiros, apenas 13% se autodenominam bilingues, embora 100% admita a importância do idioma para a profissão.”

Vale a pena ser bilíngue.

Ter fluência em uma segunda língua, pode lhe trazer vários benefícios. Principalmente para o seu bolso, estudos informam que um profissional de Secretariado Executivo Bilíngue ganha entre 30% a 40% mais do que um profissional monolíngue. Atualmente, cerca de 90% das vagas direcionadas aos profissionais de Secretariado Executivo são para Secretárias Bilíngues e ainda, estudos informam que falar inglês aumenta em até 70% as suas chances de recolocação profissional.

Além de possibilitar mais oportunidades para uma carreira internacional e oportunidades de networking. Ao passo que, as empresas estão se tornando cada vez mais competitivas e internacionalizadas a habilidade de comunicação com outros países pode ser decisiva para uma oportunidade na carreira.

Aprender um novo idioma aumenta o seu conhecimento cultural.

E uma ferramenta que pode fazer com que essa comunicação seja mais eficiente. Os especialistas em linguística informam que o conhecimento em outro idioma facilita a comunicação, possibilitando uma troca cultural mais rica que vai além das barreiras da linguagem.

Certificado Internacionais

A fluência no idioma possibilita que seja possível aplicar provas para proficiência com reconhecimento interacional, como por exemplo: TOEFEL, TOEIC e etc… Estas certificações podem auxiliar tanto na carreira corporativa como acadêmica.

Renda Extra

Profissionais com fluência em outro idioma, podem oferecer os seus serviços de tradução, desde que não sejam solicitadas traduções juramentadas e traduções simultâneas.

Ter acesso a materiais disponíveis somente em inglês

Ainda hoje, muitos materiais estão disponíveis somente em inglês. Como por exemplo: filmes, livros, materiais de estudo. Ter conhecimento no idioma permite que tenha acesso ao material original e ter conhecimento em assuntos diversificados.

É importante considerar este ponto quando estamos fazendo o nosso plano de carreira ou as nossas metas pessoais. Todos têm um motivo diferente para aprender um novo idioma e este artigo falou brevemente sobre os benefícios potenciais. Não é um processo fácil, leva tempo, persistência e dedicação, mas se você puder se desafiar para aprender um novo idioma, o investimento valerá a pena.

 

Você é fluente em inglês? De que forma ele contribui para o seu desempenho no mercado de trabalho? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *